As perguntas do título são frequentes entre as pessoas, que nos últimos tempos, resolveram comprar um mouse novo para o seu computador. Quando vamos escolher um mouse, devemos ter alguns conhecimentos básicos dos critérios que devem ser avaliados na hora de comprar um bom mouse. Hoje o mercado conta com modelos dos mais variados tipos de formatos e tamanhos para todos os gostos. E muitas vezes o visual arrojado nos ganha de primeira, e outros pontos importantes responsáveis por definir a qualidade essencial na hora da utilização, ficam esquecidos. Mas então, na hora da compra, quais os parâmetros que devemos levar em consideração para uma maior satisfação e qualidade? E foi pensando nisso que a Hayamax resolveu criar este artigo sobre resolução de mouses, para você não errar na hora de comprar seu mouse. Vamos lá!
Resolução
Há vários fatores que ajudam a definir a qualidade de um mouse, por exemplo, tamanho, tipo do sensor óptico, velocidade com que se pode movimentar o mouse (medida geralmente feita em polegadas por segundo) e resolução. Em poucas palavras, aresolução indica o menor movimento que o mouse consegue detectar. Quanto maior a resolução do mouse, menor será a sua movimentação para fazer o cursor chegar a um determinado ponto da tela do computador.
Para identificar a resolução dos mouses, costuma-se utilizar uma medida chamada DPI (Dots Per Inch – pontos por polegada). Normalmente os mouses mais vendidos são os com resolução de 400 DPI à 800 DPI. Os de 400 DPI satisfazem a maioria dos usuários domésticos. Agora se você utiliza muito o mouse, joga alguns games no computador e algumas vezes utiliza o Photoshop, você vai precisar de um mouse com com no mínimo 800 DPI de resolução.
Se você sempre teve dúvida porque alguns mouses ópticos custam R$15,00 e outros, da mesma marca, custam R$ 90,00, a resposta provavelmente é: a resolução. Mouses com alta resolução são desenvolvidos para jogadores (gamers) ou para determinadas atividades profissionais, como Web Designers. Você encontra facilmente mouses de 1600 DPI, 2400 DPI e 3200 DP, mas ainda existem mouses com resoluções ainda maiores. Porém, valores muito altos também podem atrapalhar determinadas atividades, há até mouses com drivers que permitem ao usuário diminuir sua taxa de resolução.
Alguns fabricantes indicam a resolução de seus mouses como CPI (Counts Per Inch – contagens por polegada) por considerar essa a medida ideal para esse tipo de dispositivo. Naturalmente, esse fato gera confusão entre os usuários. Vamos as diferenças:
DPI = Dot Per Inch – Ponto por polegadas. Quando mais pontos o mouse encontrar em uma polegada, maior será sua precisão.
CPI = Count Per Inch – Contagem por polegada. Quanto mais polegadas o mouse encontrar por segundo, maior será sua precisão.
Na prática 1 DPI equivale a 2 CPI – Ou seja, o DPI tem o dobro do valor do CPI.
EX: 800 CPI = 400 DPI
Abaixo a Hayamax dá alguns exemplos de mouses:
Mouse Sem Fio Estilo GT da marca E-BLUE (imagem ao lado), um mouse indicado para gamers, ele conta com 1.600DPI de resolução. Se você é um usuário que necessita de um mouse de alta precisão, tão fundamental para os jogadores de FPS entre outros gêneros de jogos, este mouse é perfeito. Além, é claro, do visual exclusivo E-BLue.
Mas se você é um Web Designer, trabalha muito com editores de imagem, ou de áudio, curte desenhar no computador, ou apenas precisa de um mouse de alta precisão e qualidade. Os Mouses Sem Fio USB da E-BLUE (imagem abaixo) são perfeitos para você. Eles possuem 1600DPI de resolução.
Agora se o que você que comprar é um mouse mais simples. Para uso de Internet, editor de texto… mas quer um mouse de qualidade. O Mouse Óptico PS2 com 800DPI BlueLight da FORTREK (imagem a direita) vai lhe servir direitinho.
Na Hayamax você encontra ainda uma infinidade de mouses. Confira!
Este é um Post tirado do Blogmax.