Uma coisa é certa, o sucesso ou o fracasso do seu projeto wireless depende fundamentalmente da Antena. Tudo começa com a escolha da Antena certa. São vários os cuidados que devem ser tomados na hora de comprar sua antena wireless. E para quem não entende absolutamente nada do assunto, mas sente no coração a vontade de montar um projeto caseiro de Wireless. Aí vão algumas dicas simples que a Mundomax deixa para você:
Considerações importantes acerca da Escolha da sua Antena Wireless:
Distância: Pegue a trena e meça a distância. A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior que a aplicação necessária. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação.
Largura da onda: Expressada em graus. A largura da onda denota o alcance de um sinal. Normalmente, quanto mais larga for a onda, mais curta será a área de cobertura. Por outro lado, as ondas mais largas compensam os fatores ambientais, como o vento, que afetam adversamente a performance da antena.
Ganho: Expressado em dbi. É o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Na prática, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito maior. Para evitar esses problemas, alguns fatores como vento e prédios existentes no trajeto do sinal devem ser considerados no projeto da rede wireless.
A antena wireless
Bom, basicamente, existem dois tipos de antenas para aplicações wireless: omnidirecional e direcional.
Omnidirecional
Dentro de Omnidirecional existem dois tipos de antenas para aplicações wireless:
Ominidirecional: As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em áreas amplas ou em aplicações multiponto. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor.
Direcional: As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal, maiores distâncias ele alcançará. Normalmente, este tipo de antena é utilizado em estações remotas para fazer a comunicação entre estas estações com uma ou mais estações base.
Parabólica
As antenas parabólicas canalizam o sinal em forma de cone, sendo indicadas para aplicações de longa distância. A antena semi parabólica, uma variação da parabólica, emite o sinal de forma elíptica. Os modelos grid (grelha) são menos susceptíveis a ação dos ventos em razão dos mesmos passarem através da estrutura em forma de gaiola, seu sinal pode chegar de 40 a 50 Km em condições eletricamente visuais.
Setorial
As antenas setoriais têm formato amplo e plano, e são, normalmente montadas em paredes podendo ser interna ou externa. São mais recomendadas para links entre prédios com distâncias de até 8 km. Algumas podem operar até 3 Km. dependendo do ganho especifico no projeto.
Yagi
São antenas rígidas usadas externamente em ambientes de condições hostis. Foram projetadas para resistir a formação de gelo, chuva pesada, neve e ventos fortes. Os sinais podem chegar a 30 Km, em condições eletricamente visual.
A Hayamax espera ter ajudado você na escolha da antena certa para o seu projeto de Rede Wireless. O convidamos agora para acessar nosso site e conferir os mais variados modelos de antenas. Confira!
Post tirado do Blogmax.