Hub USB é um dispositivo que permite que muitos outros dispositivos USB possam ser conectado a uma única porta USB de um computador ou a outro Hub.
Onde vou usar Hub USB
É fato que hoje os computadores novos vem, por exemplo, com duas ou mais portas USB. Mas, com tantos aparelhos, dispositivos e acessórios USB no mercado, normalmente não há portas suficientes, principalmente se tratamos de um Notebook. Suponhamos que em um computador existe uma impressora, um scanner, uma webcam e uma conexão de rede, todos com usam USB. Se o computador possui apenas duas conexões, então a pergunta é: Onde conectar todos esses dispositivos?
A solução mais fácil para o problema é comprar um Mini Hub USB. O padrão USB suporta até 127 dispositivos, sendo o hub UBS parte deste padrão. No mercado você encontra os mais diversos modelos de Hub USB e mini Hub USB, mais formais, mais tecnológicos, coloridos, estampados, em formato de flores e até esculturas. Um mini hub USB típico é o de quatro portas que aceita até 4 conexões do tipo “A” to Device.
Em um notebook, quando você quiser conectar mouse USB, uma impressora, uma câmera digital, um mp3, um receptor digital, um teclado numérico ou qualquer outro acessório, com certeza vão faltar portas USB, e um simples e barato Hub USB resolve seu problema facilmente.
Há hubs USB que funcionam com ou sem energia, o padrão USB permite aos dispositivos que obtenham a sua energia a partir da conexão USB. Obviamente, um dispositivo de alta-potência, como uma impressora ou scanner, terá a sua própria fonte de alimentação. No entanto, dispositivos de baixa potência, como o mouse e as câmeras digitais, obtêm a energia a partir do barramento, de forma a simplificá-los. A energia (de até 500 milliampères a 5 volts) é gerada pelo computador. Caso possua muitos dispositivos com energia própria (como impressoras e scanners), então um Hub USB comum resolve o assunto. Mas caso tenha vários dispositivos que não possuem energia própria, como mouse e câmeras, então o indicado é um hub USB com alimentação de energia própria. Neste caso, o hub possui um transformador próprio que fornece energia ao barramento, de forma que os dispositivos não sobrecarregam o fornecimento de energia do computador.
Confira em nossa loja diversos modelos de Hub USB, Confira!
Post tirado do Blogmax