Se você pretende cursar economia, contabilidade, matemática financeira ou administração, vai chegar uma hora que não vai ter jeito, você vai precisar de uma hp12c. E se você trabalha com cálculos financeiros, nem se fala, uma “HP” é tão necessária quanto uma caneta. E por isso, a Hayamax dedica este artigo para falar um pouco sobre a hp12c.
Basicamente, a HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização… A HP 12C utiliza o método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.
A tão famosa hp12c foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, para substituir as calculadoras HP 38E e 38C. E de cara já foi um sucesso, sendo adotada pela maioria das universidades.
Cálculo RPN
Diferentemente das Calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método de Reverse Polish Notation (RPN na sigla de Notação Polonesa Inversa), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.
Para utilizar a notação RPN, a HP12C exige um algoritmo (sequência de passos) de cálculo diferenciado para a sua utilização, na verdade, a hp12c é similar à maneira que você aprendeu matemática. Se você pensar sobre isso, terá que modificar a maneira que aprendeu matemática para usar uma calculadora no modo algébrico… Vamos testar:
Método algébrico: some 3 + 5 = 8. Escreva a resposta em um papel ou guarde na memória. Some 7 + 6 = 13. Agora digite 8 da primeira resposta e a seguir divida-o digitando a segunda resposta para obter x =0,62.
Método RPN: digite 3 e depois a tecla ENTER. Digite 5 e depois a tecla +. Digite 7 e depois ENTER. Digite 6 e depois a tecla +. Note que a resposta para a segunda soma é exibida. Agora aqui está a parte mágica. Pressione a tecla de dividir e a calculadora exibe a resposta 0,62.
Nota: Algébrico: 13 toques, não contando o esforço de escrever ou memorizar a primeira resposta enquanto calcula a segunda resposta. RPN: 9 toques e não há necessidade de escrever nada.
Algumas teclas básicas da hp12c
Por exemplo, para a realização de cálculos financeiros básicos com a HP 12C (cálculos de juros simples ou compostos) é preciso estar ciente das seguintes teclas:
n: Indica o prazo que deve ser considerado. Pode ser dado em dias, meses, trimestres, anos, desde que de acordo com a taxa de juros.
i: Significa interest (juros, em inglês). Indica a taxa de juros usada no trabalho com o capital. Deve estar de acordo com o indicador de tempo.
PV: Significa Present Value (valor presente). É o capital inicial sobre o qual os juros, prazos e amortizações serão aplicados.
FV: Significa Future Value (valor futuro). É o montante final resultante da soma dos juros acumulados com o Capital inicial, descontados os pagamentos, caso existam.
PMT: Significa Periodic Payment Amount (valor do pagamento periódico, em inglês. É o valor de uma parcela que pode ser adicionada ou subtraída do montante a cada período.
A HP12C é uma calculadora programável, e permite que se instalem programas para séries de cálculos repetitivos, equações e outros aplicativos. No modo “RUN” serão introduzidas as variáveis seguidas da instrução de execução “R/S”.A mudança para o modo de programação se faz com o uso da função “P/R”, que será novamente pressionada após a introdução do programa desejado. Para programar usando a lógica RPN o usuário necessita conhecer apenas 9 funções específicas para programação. É principalmente em programação que se destaca a vantagem do uso da lógica RPN sobre a algébrica, pela não utilização de parênteses,colchetes e chaves e maximização do uso da pilha operacional onde os dados são espaçados pela tecla “ENTER”.
Dicas da Hayamax para hp12c
No fim tudo é questão de prática, uns dias de uso e você fica “craque”. Porém a Hayamax disponibiliza aqui um manual de uso da hp12c em PDF. Clique aqui, para fazer o download.
Hp12c GOLD
O modelo mais famoso é a Gold. É aquele modelo clássico, dourado e preto com teclas pretas, lançado em 1981. Comumente é chamado de 12C Gold. Apresenta apenas o modo de cálculo usando a notação RPN. Veja mais especificações sobre ela clicando aqui.